Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

CONEXÃO CONCURSOS


LINKS INDICADOS www.covest.com.br www.cesgranrio.org.br www.vemconcursos.com.br www.passei.com.br www.upenet.com.br www.correioweb.com.br www.obcursos.com.br www.somatematica.com.br
Total de visitas: 37156
QUESTÕES DE CONCURSOS

MATEMÁTICA
1. (Consulplan) Para limpar o piso de uma casa são utilizados sempre 125 mL de um certo produto de limpeza. Quantas vezes esse piso poderá ser limpo com o conteúdo total de 6 embalagens de 500mL cada?
a) 18
b) 20
c) 22
d) 24
e) 26

2. (Consulplan) Para realizar uma prova, Flávio gastou 1h e 45 min. Se ele terminou essa prova às 15h e 20min, a que horas ele começou a fazê-la?
a) 13h e 15min
b) 13h e 35min
c) 13h e 45min
d) 13h e 25min
e) 13h e 55min

3. Na fila de um banco são atendidas 3 pessoas a cada 5 minutos. Quantas pessoas serão atendidas em meia hora?
a) 16
b) 18
c) 20
d) 21
e) 22

4. (Consulplan) Numa geladeira há 4 garrafas com 450ml de água em cada uma e 3 frascos com 400ml de água também em cada um. Se forem consumidos 2/5 do volume total de água, quanto ainda sobrará de água nessa geladeira?
a) 1,8 litro
b) 1,5 litro
c) 1,2 litro
d) 1,4 litro
e) 1,6 litro

5. (Consulplan) Um ônibus realiza uma viagem em 3 trechos. No primeiro foram gastos 2 horas e 25 minutos e no segundo trecho 1 hora e 15 minutos. Sendo o tempo de duração dessa viagem igual a 5 horas e 20 minutos, quanto tempo ele gastou para percorrer o 3° trecho?
a) 1h e 40min
b) 1h e 20min
c) 1h e 30min
d) 2h
e) 2h e 10min


PORTUGUÊS

Texto 1

Vivemos numa era em que a maioria das profissões desaparecerão ou mudarão radicalmente em 20 anos; os jovens que estão ingressando hoje no mercado de trabalho têm uma probabilidade dez vezes menor do que seus pais e avós de terminar sua carreira na mesma atividade; 70% das profissões que existirão em 2025 ainda não existem.
Quando cotejamos a educação atual com o cenário futuro perguntamos: é sensato ensinar tudo aos alunos se isso em breve será apenas uma parte – desatua-lizada – de um conjunto dinâmico de conhecimentos? É de bom senso educacional preparar os jovens para profissões e postos de trabalho específicos?
No caso do Ensino Médio no Brasil, o cenário tem um complicador. Pela primeira vez na história, os filhos dos trabalhadores estão chegando a esse nível de ensino. Para eles, ingressar na faculdade é apenas parte de um projeto de vida mais complexo. Eles precisam trabalhar para se sustentar e até para prosseguir estudando. É aceitável continuar atrelando o Ensino Médio ao vestibular?
As tendências do desenvolvimento sustentável, as condições para o exercício da cidadania qualificada e, no caso brasileiro, a explosão de matrícula são os fatores mais importantes para determinar a reinvenção da escola média brasileira. Isso sem falar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que insiste na aplicação prática do conhecimento, na compreensão do significado das ciências, das artes, das letras e dos princípios tecnológicos que presidem os processos produtivos. (...)
Colocar os conhecimentos em ação exige senso de pertinência, intuição, sensibilidade para a oportuni-dade, julgamentos de valor. Corações informados e mentes sensíveis reaproximam aquilo que a moral da era industrial separou: conhecimento e sentimento.
É bom lembrar àqueles que se entusiasmam ou se atemorizam com a possibilidade de a tecnologia substituir a escola que isso dificilmente acontecerá, porque a construção de sentidos implica a interação – com familiares, amigos, professores ou interlocutores anônimos dos textos e dos meios de comunicação. Essa função, a mais nobre da educação escolar, depende do lugar chamado escola, o ateneu onde Aristóteles propunha que se ensinasse o diálogo, com o qual Sócrates provou que a virtude depende da sabedoria. Talvez o futuro nos reserve um ateneu virtual, mas não poderá abrir mão do espaço de aprendizagem e do diálogo, tão antigo para os educadores quanto a própria educação.
MELLO, Guiomar Namo de. Revista Nova Escola, maio de 2005,
p.20. Adaptado.

1. A autora defende, no texto 1:
a) a obrigação que tem a escola de ensinar tudo aos alunos, pois esse é o caminho para preparar os jovens para exercer profissões e postos de trabalho específicos.
b) um forte investimento, por parte do Ensino Médio brasileiro, na preparação dos filhos dos trabalha-dores para profissões que só passarão a existir em 2025.
c) a gradativa substituição da escola pela tecnologia, já que vivemos numa era em que a maioria das profissões desaparecerão ou mudarão radical-mente em 20 anos.


d) a perenidade da escola, garantida pela função mais nobre que tem essa instituição, a de propiciar a interação, que é a responsável pela construção de sentidos.
e) a manutenção do vínculo entre o Ensino Médio e o vestibular, que possibilita aos filhos dos trabalhadores o ingresso na faculdade, realizando, assim, um projeto de vida.

2. No texto 1, a autora se refere a alguns fatores determinantes para “a reinvenção da escola média brasileira”. Dentre esses fatores, encontram-se:
1) a alta probabilidade de os jovens que estão ingressando hoje no mercado de trabalho terminarem sua carreira na mesma atividade.
2) o entusiasmo de alguns setores com a possibilidade de, futuramente, a tecnologia substituir a escola.
3) a constatação de que a educação moderna ensina aos alunos um conjunto já desatualizado de conhecimentos.
4) alguns princípios explicitados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como por exemplo a aplicação prática do conhecimento, dentre outros.
5) o significativo acréscimo no número de estudantes matriculados.

Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3, 4 e 5.
b) 1, 3 e 5, apenas.
c) 1, 2 e 3, apenas.
d) 4, apenas.
e) 4 e 5, apenas.

3. Indique a alternativa na qual as palavras destacadas são semanticamente equivalentes.
a) “Quando cotejamos / confrontamos a educação atual com o cenário futuro perguntamos:”
b) “É de bom senso / grado educacional preparar os jovens para profissões e postos de trabalho específicos?”
c) “É aceitável continuar atrelando / nivelando o Ensino Médio ao vestibular?”
d) “... e dos princípios tecnológicos que presidem / subsidiam os processos produtivos.”
e) “Colocar os conhecimentos em ação exige senso de pertinência, / resistência...”

4. Em relação a alguns elementos lingüísticos presentes no texto 1, analise:
1) “Quando cotejamos a educação atual com o cenário futuro perguntamos:” – O uso da primeira pessoa do plural indica que o texto é de autoria múltipla.
2) “... é sensato ensinar tudo aos alunos se isso em breve será apenas uma parte – desatualizada – de um conjunto dinâmico de conhecimentos?” – A opção de isolar o termo ‘desatualizada’ confere saliência a esse termo, enfatizando-o, portanto.
3) Os termos ‘interação’, ‘informados’ e ‘insiste’ são formados por prefixos que têm o mesmo significado.
4) “Corações informados e mentes sensíveis reaproximam aquilo que a moral da era industrial separou: conhecimento e sentimento.” – O termo sublinhado retoma os dois anteriormente mencionados: ‘corações’ e ‘mentes’.
Estão incorretas:
a) 1 e 2 apenas.
b) 2 apenas.
c) 1, 3 e 4 apenas.
d) 2, 3 e 4 apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.

Texto 2

Caminhos pedagógicos da inclusão

O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como conseqüência de um ensino de qualidade para todos os alunos, provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica um esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.
O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.
O sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, a aprendizagem é concebida e avaliada. Pois não apenas os deficientes são excluídos, mas também os que são pobres, os que não vão às aulas porque trabalham, os que pertencem a grupos discriminados, os que de tanto repetir desistiram de estudar.
Toda criança precisa da escola para aprender, e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte. A trajetória escolar não pode ser comparada a um rio perigoso e ameaçador, em cujas águas os alunos podem afundar. Mas há sistemas organizacionais de ensino que tornam esse percurso muito difícil de ser vencido, uma verdadeira competição entre a correnteza do rio e a força dos que querem se manter no seu curso principal. (...)
Priorizar a qualidade do ensino regular é, pois, um desafio que precisa ser assumido por todos os educadores. É um compromisso inadiável das escolas, pois a educação básica é um dos fatores do desenvolvimento econômico e social. Trata-se de uma tarefa possível de ser realizada, mas é impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar.
MANTOAN, Maria Teresa E. Caminhos pedagógicos da inclusão.[online]. Disponível em http://www.educacaoonline.pro.br/art_ caminhos_pedagogicos_da_inclusao.asp,
em 25/08/2005. Texto adaptado.

5. A respeito da ‘inclusão’, o texto 2 defende que:
1) ela é uma justificativa para que o ensino, no Brasil, permaneça inalterado, uma vez que já alcançamos uma prática de sucesso nessa área.
2) ela deve ser entendida como o resultado de um ensino de qualidade para todos os alunos, e, por isso, requer da escola brasileira uma nova postura.
3) ela configura-se como um princípio democrático que pode ser evidenciado em sistemas educacionais especializados que se restringem a alunos com deficiência.
4) representa uma inovação que, para tornar-se realidade, exige uma nova estruturação das condições atuais presentes em grande parte das escolas de nível básico brasileiras.

Estão corretas:
a) 1 e 3, apenas.
b) 2 e 4, apenas.
c) 1 e 4, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.

Toda criança precisa da escola para aprender, e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte.

6. Nesse trecho, podemos perceber uma crítica explícita dirigida principalmente ao modelo tradicional da chamada “educação especial”. O que a autora critica é o fato de esse modelo:
a) desconsiderar os anseios dos seus professores.
b) não investir na capacitação do seu corpo docente.
c) segregar as crianças consideradas especiais.
d) exigir demais das crianças especiais.
e) promover a inclusão de crianças especiais.

7. “Trata-se de uma tarefa possível de ser realizada, mas é impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar.” As alternativas abaixo correspondem a paráfrases desse trecho, EXCETO
a) Apesar de ser uma tarefa impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar, é possível de ser realizada.
b) Por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar, é uma tarefa impossível de se efetivar. No entanto, trata-se de uma tarefa possível de ser realizada.
c) Devido a ser impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar, trata-se de uma tarefa possível de ser realizada.
d) Trata-se de uma tarefa possível de ser realizada, contudo é impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar.
e) Ainda que seja uma tarefa impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar, trata-se de uma tarefa possível de ser realizada.

8. “Priorizar a qualidade do ensino regular é, pois, um desafio que precisa ser assumido por todos os educadores”. Nesse trecho, o termo sublinhado indica:
a) causa.
b) condição.
c) tempo.
d) oposição.
e) conclusão.

Texto 3

A Copa da educação.

A euforia (que espero não acabe) dos brasileiros com a Copa do Mundo me fez lembrar uma declaração do economista Cláudio Moura Castro a respeito dos motivos de ainda não termos avançado tanto quanto desejaríamos em educação. Segundo ele, o Brasil não avançou tanto na educação porque o ensino não é prioridade da família brasileira, perdendo até para o futebol. Ele afirmou que, se os brasileiros se preocupassem tanto com educação quanto eles se preocupam com futebol, estaríamos em outro patamar.
A afirmação faz todo sentido. Somos, talvez, os torcedores mais críticos do mundo com a nossa seleção. Mesmo quando o Brasil vai passando de fase, os torcedores querem mais: querem que o time jogue com qualidade. Era assim que deveríamos nos comportar com nossa educação. A mesma pressão que fazemos para que o time jogue bem, cada pai deveria fazer para que seu filho e sua escola apresentassem resultado e jogassem de forma entrosada.
Na copa individual de cada um da educação, também cobraríamos com rigor qualidade no ensino. Não basta o aluno passar de fase (ou de ano). Cobraríamos que ele atuasse (aprendesse) bem, com qualidade, respeitando o técnico (professor), jogando para o grupo (com os demais alunos), mas sem ignorar suas características pessoais de jogo (seu talento). E, quando as coisas fossem de mal a pior, poderíamos, em vez de falar mal de nossos alunos (jogadores), cobrar duramente melhorias do técnico (professor), da escola (CBF) e, principalmente, de nossos dirigentes (políticos).
Para vencer a Copa, todos sabem que é preciso ter conjunto. No mundo globalizado e competitivo da educação, também precisamos garantir que todos os brasileiros tenham o mesmo nível educacional, para, aí sim, deixar aflorar os talentos individuais que podem fazer a diferença. Como estão fazendo Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldinhos...
(Adaptado) Antonio Góis. Texto disponível em: http://www2.uol.com.br/aprendiz. Acesso em 16/05/2006.

9. Assinale a alternativa que apresenta a idéia principal defendida no Texto 3.
a) No Brasil, educação e futebol precisam ser tratados com mais seriedade e rigor, principalmente por parte dos nossos políticos.
b) Os jogadores de futebol precisam lutar pela qualidade na educação, para deixar aflorar os talentos individuais que podem fazer a diferença.
c) O comportamento do brasileiro em relação à educação deveria ser o mesmo que ele dispensa à seleção brasileira, nas Copas de futebol.
d) Para a próxima Copa, a sociedade brasileira deve cobrar duramente melhorias do técnico, da CBF e, principalmente, dos nossos dirigentes políticos.
e) No mundo atual, é preciso garantir que todos os brasileiros tenham o mesmo nível educacional que têm os jogadores da seleção de futebol.

10. De acordo com as idéias expressas no Texto 3, podemos considerar que são palavras-chave:
a) ‘ensino’, ‘jogadores’, ‘pressão’.
b) ‘Copa’, ‘educação’, ‘futebol’.
c) ‘aluno’, ‘professor’, ‘políticos’.
d) ‘conjunto’, ‘brasileiros’, ‘time’.
e) ‘euforia’, ‘educação’, ‘escola’.

11. Uma idéia que está implícita no Texto 3 é a de que, no Brasil:
a) o nível educacional dos jogadores de futebol é cada vez mais alto.
b) dá-se mais importância à Copa do Mundo do que à educação.
c) uma educação de qualidade só será conquistada se conseguirmos ganhar a Copa.
d) educação e futebol são temas que produzem uma forte euforia no povo.
e) os talentos individuais dos jogadores só afloram quando eles têm uma boa educação escolar.

12. Na visão do autor do Texto 3, nossa postura diante da educação deveria ser a de:
1) exigir que todos os alunos passassem de ano, ainda que o aprendizado fosse insatisfatório.
2) exigir, das escolas, mais qualidade no ensino.
3) substituir a atitude de falar mal dos alunos pela atitude de reclamar melhorias do professor, da escola e dos políticos.
4) lutar pela garantia de um bom nível educacional para todos os brasileiros.

Estão corretas:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1 e 4, apenas.


13. No seguinte trecho do primeiro parágrafo: “Segundo ele, o Brasil não avançou tanto na educação porque o ensino não é prioridade da família brasileira, perdendo até para o futebol. Ele afirmou que, se os brasileiros se preocupassem tanto com educação quanto eles se preocupam com futebol, estaríamos em outro patamar.”, os pronomes sublinhados:
1) têm a função de substituir uma palavra anteriormente citada no texto.
2) têm, todos, um mesmo referente, que está explícito no texto.
3) contribuem para a coesão, garantindo a necessária continuidade textual.

Está(ão) correta(s):
a) 1 e 3, apenas.
b) 1 e 2, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 2, apenas.
e) 1, 2 e 3.

14. Analisando as relações de significado estabelecidas entre palavras do texto, podemos afirmar que:
1) ‘a euforia dos brasileiros’ significa ‘a altivez dos brasileiros’.
2) ‘estaríamos em outro patamar’ corresponde a ‘venceríamos as condições atuais’.
3) ‘jogassem de forma entrosada’ quer dizer ‘atribuíssem primazia ao particular’.
4) ‘não é prioridade’ equivale a ‘não é privativo’.
5) ‘deixar aflorar os talentos individuais’ é o mesmo que ‘permitir que as qualidades de cada um apareçam’.

Estão corretas apenas:
a) 1 e 3
b) 1 e 2
c) 3 e 4
d) 4 e 5
e) 2 e 5

Texto 4

Os últimos dias do planeta

Alguns dizem que é tarde. Não há mais como reverter a degradação do meio ambiente. A raça humana estaria com os dias contados, em razão da devastadora exploração do planeta.
Não terá sido por falta de aviso. Há tempos os ecologistas alertam para a insanidade do ritmo de exploração dos recursos naturais. Mas os deslumbrados seguidores do credo capitalista preferiram fazer gracinhas, lançando alcunhas que buscavam ridicularizar os defensores da natureza. Deu no que deu: aqui, calor sufocante; ali, nevascas arrasadoras; mais além, aguaceiros diluvianos.
Nada preocupa mais que o aquecimento global causado pelo efeito estufa. Um dos resultados é o derretimento das geleiras, que já vem elevando o nível dos oceanos. Até o fim do século, a temperatura média deve aumentar 5 °C, com o que o mar subirá mais 48 centímetros. Salto alarmante. Algumas cidades costeiras e mesmo países inteiros deverão desaparecer do mapa.
Relatório apresentado pela Rede WWF mostra que o homem está consumindo 25% mais recursos naturais do que a Terra é capaz de repor. Se a situação não reverter imediatamente, levando-se em conta o crescimento populacional e um atabalhoado "progresso econômico", em 2050 serão necessários dois planetas Terra para suprir a demanda da humanidade.
Como em toda história dramática, nesta também desfilam os vilões. O cordão dos verdugos é encabeçado pelos Estados Unidos e pela China, os maiores emissores do dióxido de carbono (CO), gás que, lançado na atmosfera, agrava o efeito estufa. Irresponsavelmente, os dois gigantes industriais ignoram o Protocolo de Kyoto, que impõe a redução dessas emissões.
Já ficou claro que esse modelo é insustentável. Ou o homem volta atrás em sua opção pelo "progresso" a qualquer custo, ou não tardará o dia em que os sobreviventes (um punhado, não mais) terão que apagar as luzes da civilização e retornar à caverna.
(Ítalo Gurgel. Adaptado.)

15. O tema global à volta do qual o Texto 4 se desenvolve diz respeito:
a) aos seguidores do sistema capitalista interessados em impedir a ação dos defensores da natureza, uma vez que o progresso deve ser conquistado a todo custo.
b) aos dados apresentados pelo relatório da Rede WWF, o qual comprova que a Terra é capaz de repor os recursos naturais que são consumidos nas diferentes atividades industriais.
c) aos possíveis riscos a que está submetido o planeta pela ação descontrolada do homem, que, em nome de um progresso a qualquer preço, explora mal os recursos naturais.
d) à história dramática do Protocolo de Kyoto, um projeto econômico criado pelos países considerados “gigantes industriais” com o fim de controlar a atividade desses países.
e) à situação dos Estados Unidos e da China, países responsáveis pela proposta de redução do efeito estufa, agravado pelo lançamento na atmosfera do gás dióxido de carbono (CO).

16. O autor, no desenvolvimento de seu tema, assume um tom:
a) imparcial, neutro.
b) cauteloso, moderado.
c) estritamente pessoal.
d) taxativo, incisivo.
e) insolente e sarcástico.

17. Considerando a função comunicativa global do Texto 4, podemos dizer que se trata de:
1) um comentário descritivo e objetivo, voltado para a divulgação científica.
2) um alerta, em ordem a pôr em debate uma questão de interesse geral.
3) uma análise pessoal, centrada em observações restritas e localizadas.
4) um apelo em função da iminência de certos riscos muito ameaçadores.
5) uma narrativa dos últimos acontecimentos que fizeram a história de certos países.

Estão corretas:
a) 1, 2 e 4 apenas
b) 1, 3 e 5 apenas
c) 2 e 4 apenas
d) 3, 4 e 5 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5

18. Observe o trecho: “A raça humana estaria com os dias contados, em razão da devastadora exploração do planeta.” O segmento sublinhado tem o mesmo valor semântico de uma locução que expressa um sentido:
a) de finalidade.
b) de comparação.
c) de causa.
d) de condição.
e) de concessão.


ATUALIDADES - QUESTÕES DE CONCURSOS


01) (CESGRANRIO/IBGE) No setor petrolífero, com a entrada em funcionamento da plataforma flutuante P-50, o Brasil chegará, ainda em 2006, à:
a) auto-suficiência na produção de petróleo.
b) liderança mundial da produção de petróleo leve.
c) liderança latino-americana da produção de petróleo leve.
d) liderança regional da exportação de petróleo leve.
e) exploração de petróleo off-shore, em águas profundas.

02) (CESGRANRIO/IBGE) O Brasil é uma República Federativa. Acerca de sua estrutura político-administrativa, assinale a afirmação correta.
a) Os municípios representam a menor unidade político-administrativa em que se pode dividir o território brasileiro.
b) Os Territórios Federais foram extintos pela Constituição de 1988, mantendo-se alguns deles na Região Norte.
c) O Distrito Federal se circunscreve a Brasília, capital da República e sede do poder executivo nacional.
d) As regiões, definidas pelo IBGE, e suas respectivas superintendências compõem uma instância intermediária de governo, sob tutela estadual.
e) A Constituição Federal em vigor assegura aos municípios o status de ente federativo, tal qual já sucedia com os estados.

03) (IPAD) A população de idosos no Brasil cresce a cada dia e algumas medidas precisaram ser tomadas para que essa faixa da população tivesse seus direitos respeitados. O instrumento jurídico que busca assegurar esses direitos é:
a) Lei do Voluntariado.
b) Estatuto do Idoso.
c) Estatuto da Criança e do Adolescente.
d) Benefício de Prestação Continuada.
e) Consolidação das Leis Trabalhistas.

04) (IPAD) Na busca de ampliar a oportunidade de ingresso nas universidades para as camadas menos favorecidas de nossa sociedade, está em discussão um projeto de lei que estabelece:
a) cotas para estudantes de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas.
b) cotas para estudantes de escolas particulares.
c) a extinção total do ingresso na universidade por meio de vestibular.
d) o incentivo à criação de novas universidades particulares.
e) a criação de cursos especiais somente para a população indígena.

05) (IPAD) O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, denunciou uma operação em que o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, seria o responsável pelo pagamento de mesadas de 30.000 a congressistas do PP e do PL. Esse suposto esquema ficou conhecido pelo nome de:
a) Mensalão.
b) Fraudes no INSS.
c) Escândalo dos Precatórios.
d) CPI dos Correios;
e) CPI da Terra.

06) (UEPG) Sobre temas relacionados à realidade brasileira em 2004, assinale o que for correto.
01. O fato do presidente Lula ter pedido voto para Marta Suplicy durante uma inauguração em São Paulo, provocou a reação do PSDB, que entrou com uma representação contra Lula e Marta no Ministério Público.
02. O Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2004, prevê que o porte ilegal de armas seja tratado como crime inafiançável.
04. Em 2003, lei sancionada pelo governador Roberto Requião proibiu o plantio e a industrialização de produtos transgênicos no Estado do Paraná. A mesma lei proibiu também a utilização do Porto de Paranaguá para o comércio de produtos geneticamente modificados.
08. Em 2004, o Brasil assumiu uma vaga como membro rotativo no Conselho de Segurança da ONU. O presidente Lula tem proposto uma reforma desse Conselho, pela qual o Brasil passaria a ser membro permanente do mesmo.
16. “Olga”, filme de Jayme Monjardim que conta a história da militante comunista de origem judaica que viveu com Luis Carlos Prestes, foi indicado para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2005.
32. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, foi o único diretor da entidade que não sofreu acusações de corrupção ou favorecimento no escândalo deflagrado pelas denúncias de Waldomiro Diniz.

07) (UEPG-2004) Sobre o Programa Fome Zero, implantado pelo governo Lula no início de 2003, assinale o que for correto.
01. A coordenação geral do Fome Zero foi entregue ao Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar.
02. O Governo Federal escolheu a cidade de Guaribas, no interior do Piauí, para implantar o Cartão Alimentação, que destina R$ 50,00 a cada família carente cadastrada para receber o benefício.
04. Por ocasião do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I, Frank Williams, proprietário da equipe Williams, fez uma doação ao Programa Fome Zero.
08. A CNBB e diversas pastorais não estão contribuindo com o Programa Fome Zero por entender que a Igreja Católica não deve se envolver em questões partidárias.
16. O PSDB, partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, manifestou-se, através de nota oficial, contra o Programa Fome Zero, por considerá-lo ineficiente no combate à fome.
32. No evento de modas "São Paulo Fashion Week – 2003", a modelo Gisele Bündchen chamou atenção da opinião pública ao doar parte do seu cachê para o Programa Fome Zero.

08) (UEPG-2004) Sobre acontecimentos recentes que marcaram o cotidiano brasileiro e internacional, assinale o que for correto.
01. Parlamentares da chamada “ala radical” do PT divergiram publicamente de alguns itens da reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal.
02. Após o trágico episódio com o Kursk, um outro submarino, desta vez chinês, afundou, matando seus tripulantes por asfixia.
04. Preocupado em manter o dólar estabilizado, o governo brasileiro se negou a discutir com o governo argentino uma banda conjunta que estipularia um piso e um teto para as variações da moeda americana.
08. Após a explosão do ônibus espacial Columbia, um outro episódio nesse mesmo âmbito causou preocupação nos Estados Unidos. Astronautas norte-americanos e russos que estavam a bordo da nave russa Soyuz tiveram problemas no momento do pouso.
16. Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, que ficou conhecido por desarticular o crime organizado e combater a violência na cidade, lançou recentemente um livro, intitulado O Líder.
32. O rapper Sabotage, que atuou no filme "Carandiru", lançado em 2003, foi assassinado em São Paulo antes da estréia do filme.

09) (UEPG-2004) A respeito do cenário político nacional e internacional, assinale o que for correto.
01. Carlos Menem e Néstor Kirchner, ambos de tendência antiperonista, chegaram ao segundo turno da eleição presidencial argentina.
02. A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, nomeou seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, para a Secretaria de Finanças, decisão que gerou polêmica.
04. Neste ano, a formação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) figurou como tema de discussão nos encontros entre os presidentes Luís Inácio Lula da Silva e George W. Bush.
08. O 1o de Maio na Venezuela foi marcado por graves incidentes, que resultaram na morte de um manifestante durante uma passeata de protesto contra o governo de Hugo Chaves.
16. O presidente Luís Inácio Lula da Silva participou, em janeiro de 2003, de dois grandes encontros mundiais: o Fórum Social Mundial em Porto Alegre e o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). Em ambos, Lula defendeu a manutenção da atual ordem mundial.
32. A repressão do governo cubano aos dissidentes do regime de Fidel Castro, com a prisão de dezenas de pessoas sob a acusação de conspirar contra o Estado, teve como conseqüência imediata uma crise nas relações entre Cuba e Estados Unidos.


10) (IBGE) A média de anos de estudos do trabalhador brasileiro ainda é muito baixa e, no mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior escolaridade do trabalhador decorre:
a) das imposições do FMI para atender às exigências das empresas multinacionais;
b) da maior exigência dos empregadores, que procuram elitizar o mercado de trabalho;
c) de recomendação dos sindicatos para aumentar a mobilização dos trabalhadores;
d) da ampliação do número de empresas multinacionais no país;
e) das mudanças tecnológicas, que requerem constantes atualizações da mão-de-obra.

11) (IBGE) O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de:
a) café e cacau;
b) soja e carne bovina;
c) frutas tropicais e milho;
d) laticínios e frangos;
e) açúcar e carne suína.

12) (UEPG-2007) É possível afirmar que a política brasileira vive um intenso clima pré-eleitoral. Denúncias, CPIs, depoimentos e acareações tomam conta dos noticiários desde 2005. Sobre tal cenário, assinale o que for correto.
01. Acusados de envolvimento no chamado “esquema do mensalão”, Roberto Brandt e Professor Luizinho foram cassados pela Câmara dos Deputados.
02. Paulo Okamotto, Presidente do Sebrae, foi alvo da CPI dos Bingos, acusado de intermediar recursos para a campanha do Presidente Lula em 2002.
04. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, também não escapou de denúncias. Entre elas estão acusações que diretores da Nossa Caixa, nomeados por ele, cometeram irregularidades e fraudes no exercício do cargo.
08. Assim como Palocci, Jorge Mattoso, Presidente da Caixa Econômica Federal, foi acusado da quebra do sigilo bancário de Francenildo Costa. Mattoso, porém, foi considerado inocente pela Polícia Federal.
16. Entre as acusações que resultaram na queda do Ministro Antonio Palocci, está a de que ele teve envolvimento na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.
32. O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, negou-se a prestar depoimento à Polícia Federal e à Câmara dos Deputados nas investigações que dizem respeito à quebra do sigilo bancário de Francenildo Costa.

13) (UEPG-2007) Entre os acontecimentos que se destacaram na sociedade brasileira nos últimos meses, assinale o que for correto.
01. Uma das maiores empresas aéreas do Brasil, a VARIG vem apresentando problemas financeiros há alguns anos. O investimento de capital público na sua recuperação gerou um acalorado debate entre setores do Governo Executivo Federal e os empresários que atuam no setor.
02. Em um livro lançado recentemente, o Senador Aluísio Mercadante analisa o Governo FHC e o Governo Lula.
04. Ocupações, bloqueio de rodovias e caminhadas em diversos estados, fizeram parte das manifestações do MST que marcaram os dez anos do massacre de Eldorado dos Carajás.
08. A juíza Ellen Gracie tornou-se a primeira mulher a assumir a Presidência do Superior Tribunal Federal, assumindo o quarto lugar na linha de substituição presidencial do Brasil.
16. Em busca de novos empregos, brasileiros fecharam a fronteira com a Bolívia durante alguns dias. O objetivo era fazer com que moradores de Porto Suárez na Bolívia permitissem a presença de trabalhadores brasileiros naquela cidade.



32. O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de Flávio Maluf, filho do ex-prefeito Paulo Maluf, para reaver seu passaporte e, assim, poder viajar para o exterior. Flávio e Paulo Maluf estiveram presos recentemente acusados de corrupção.

14) (UEPG-2007) Em outubro de 2006, o Brasil acompanhou a realização das eleições presidenciais. A respeito deste tema, assinale o que for correto.
01. Em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, que concorreu pela quinta vez à Presidência da República, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Nas últimas eleições, a coligação que deu suporte à sua candidatura era composta por diversos partidos e denominava-se: "Por um Brasil decente".
02. Um dos maiores problemas enfrentados por Geraldo Alckmin foi a divisão política do seu partido, o PSDB. Figuras como Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves e José Serra não apoiaram Alckmin durante todo o período eleitoral.
04. No Rio de Janeiro, a adesão do casal Garotinho à campanha de Geraldo Alckmin gerou polêmica entre os grupos que apoiavam o "tucano".
08. Ausente nos debates ocorridos no primeiro turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva mudou a estratégia no segundo turno. Ele e Geraldo Alckmin confrontaram-se pela primeira vez no debate da TV Bandeirantes.
16. Pela ordem decrescente, os quatro candidatos mais votados no primeiro turno das eleições presidenciais foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT).
32. O candidato Geraldo Alckmin, que disputou a Presidência da República pela primeira vez, é médico e governou o Estado de São Paulo desde a morte de Mário Covas, de quem era vice.

15) (UEPG-2007) A respeito de temas recentes que ganharam destaque nos noticiários nacionais, assinale o que for correto.
01. Maior acidente aéreo da história do Brasil, o choque entre um Boeing da Gol e um avião Legacy, resultou na morte de 154 pessoas. Todas estavam a bordo do Boeing.
02. A negativa da Rede Globo em transmitir um vídeo produzido pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), resultou na morte de um repórter da emissora, seqüestrado pela facção criminosa. A postura da Globo foi apoiada pelos demais órgãos de imprensa do país.
04. Dom Luciano Mendes de Almeida, uma das figuras mais atuantes da Igreja Católica na resistência à ditadura militar (1964 –1985), faleceu recentemente. Além de presidir a CNBB, D. Luciano, juntamente com D. Paulo Evaristo Arns, destacou-se na defesa dos direitos humanos durante a ditadura.
08. O Cel. Ubiratan Guimarães, assassinado em seu apartamento, na cidade de São Paulo, foi o comandante da operação conhecida como “Massacre do Carandiru”, que resultou na morte de 111 presos em 1992.
16. A Planam, órgão público vinculado ao Ministério da Saúde e presidido por Luiz Antonio Vedoin, foi criada por Fernando Henrique Cardoso para combater a venda superfaturada de ambulâncias para os municípios brasileiros.
32. O filme “Zuzu”, que trata da história do desaparecimento do filho da estilista Zuzu Angel durante a ditadura militar, foi escolhido pelo Ministério da Cultura para tentar uma vaga entre os cinco indicados para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano de 2007.